Regras para Treinos e Desenvolvimento de Técnicas
TreinosQuando o personagem dispuser de tempo, ele pode treinar para aprimorar suas técnicas. Claro que treinando ele não adquire muitos benefícios além dos básicos, mas ele pode usufluir de muitos artifícios caso seja inteligente. Bem, há três tipos de treino:
Físico,
Mental e
Completo.
OBS.: o valor máximo que um atributo pode ser aumentado de acordo com um Treinamento é até (NN + 3). Assim um personagem de NN 2 poderia treinar até que seus atributos e/ou Habilidades cheguem à 5, mas não pode treinar nenhum para que chegue à 6 pois isso está acima dos limites do corpo do personagem.
Físico
O treino físico exerce sobre o personagem uma influencia muito grande sobre seu desenvolvimento atlético. Ele gera pontos de Força, ou Destreza, ou Saúde.
Um treino deste nível é árduo e acaba com a Stamina do personagem. Alguns personagens devem praticar muito para conseguir subir seus atributos com esse treino.
OBS.: Pode ser feito com Kage Bushin.
Gastos em Chakra: 0
Teste: Força
OU Destreza
OU Saúde, somente.
Dificuldade: 4 (para subir de 1 para 2); 5 (3 a 4); 6 (5 a 7); 7 (de 8 a 9); 8 (para 10)
Sucessos: (nível Atual) x 10
Tempo de Treino: 1 hora por teste.
Tempo de Resistência*: Valor de Saúde em Horas
Tempo de Descanso*: 10 - (Valor de Saúde) em horas. (Mínimo de 5 horas)
Desgaste Físico com Kage Bushin: 2 por teste feito pelo Kage Bushin.
*Um personagem pode treinar durante mais tempo do que o limite, porém ele estará sobrecarregando seu corpo. Assim ele perderá uma quantidade de PV equivalente ao dobro dos sucessos adquiridos durante os testes exagerados, podendo morrer imediatamente. Um personagem irá cair desacordado se seus PVs forem reduzidos à 0, e ele morrerá assim que seu PV for reduzido a -5, durantes esses treinos.Exemplo: Malka quer treinar sua Força (que atualmente é 3). Ele, que tem Saúde 4, deverá possuir 30 Sucessos em testes de força com dificuldade 5 (valor de força 3), podendo realizar até 4 horas de treino (valor de saúde), descansando 6 horas para voltar ao treino (10 - 4 = 6).
Mental
Este treino é árduo e pode representar muito para um personagem. Existem diversas formas de se treinar a mente. Para isso o personagem precisa de diversos fatores, como paz, sossego e local apropriado.
Uma pessoa que treine sua mente por muito tempo, sem esses fatores essênciais, ou sobre algum tipo de estresse deve, deve ter cuidado para não ficar louca.
OBS.: NÃO pode ser feito com Kage Bushin.
Gastos em Chakra: 0
Teste: Mente
Dificuldade: 7
Sucessos: (nível Atual) x 10 (para Mente)
Tempo de Treino: 1 hora por teste.
Tempo de Resistência*: Valor de Mente em Horas.
Tempo de Descanso*: 12 - (Valor de Mente) em horas. (Mínimo de 6 horas)
*Um personagem pode treinar durante mais tempo do que o limite, porém ele estará sobrecarregando sua mente. Diferentemente do Físico que mata, o excesso de treino mental poderá induzir o personagem a perder completamente a sanidade.--
Insanidade: Quando houver desgaste mental o personagem irá ganhar uma penalidade igual ao sucesso obtido nos testes de Mente extras para toda e qualquer ação durante o resto do dia ou até que ele descanse pelo menos 8 horas. Quando essa penalidade superar o valor de Mente do usuário, ele irá cair inconsciente e também irá adquirir uma Insanidade escolhida pelo Narrador.
Completo (usado para treinar qualquer habilidade e habilidade Ninja)
Um personagem pode treinar suas Habilidades unindo seu corpo e mente. Esses testes costumam ser mais centrados e concedem assim bom desenvolvimento para o personagem. Porém eles são mais desgastantes. O personagem deve escolher a habilidade a ser treinada e com base nela ele poderá evoluir seu domínio.
OBS.: Pode ser feito com Kage Bushin.
Gastos em Chakra: Multiplicador de Custo em XP + (Nv x 2) [Somente para Habilidades Ninjas e Avançadas].
Teste: Variável
Dificuldade: normalmente 6, porém varia de acordo com as habilidades treinadas.
Sucessos: (nível Atual) x 15
Tempo de Treino: 30 min por teste
Tempo de Resistência: Valor de (Saúde+Mente) em Horas.
Tempo de Descanso: 20 - (Valor de Saúde+Mente) em horas. (Mínimo de 10 horas)
Desgaste Físico com Kage Bushin: 1 por teste feito pelo Kage Bushin.
OU esse abaixo para quem deseja o 1º ponto em uma habilidade que não possua pontos.
Gastos em Chakra: Multiplicador de Custo em XP + (Nv x 2) [Somente para Habilidades Ninjas e Avançadas].
Teste: Variável (Habilidades similares)
Dificuldade: Normalmente
8 sem material de aprendizado, ou
7 com material, porém varia de acordo com as habilidades treinadas e material disponível para se aprender.
Sucessos: 10 para Habilidades e 15 para Habilidades Ninjas.
Tempo de Treino: 30 min por teste
Tempo de Resistência: Valor de (Saúde+Mente) em Horas.
Tempo de Descanso: 18 - (Valor de Saúde+Mente) em horas. (Mínimo de 9 horas)
Desgaste Físico com Kage Bushin: 1 por teste feito pelo Kage Bushin.
Benefícios de um Treino
Quando um personagem executa seu treino e finaliza seus objetivos, ele ganha 1 ponto na característica treinada e o valor em experiência correspondente em sua ficha, no valor de Experiência Total.
ATENÇÃO: caso você obtenha + sucessos do que o necessário para aumentar a habilidade de seu personagem, esses sucessos à mais serão perdidos, a não ser que você continue a treinar novamente em menos de 24 horas. Caso você treine em outra característica, esses sucessos adicionais também são perdidos.
Exemplo: Malka treinou sua força e obteve 32 sucessos, sendo que ele necessitava somente de 30. Caso ele treine novamente a sua força em menos de 24 horas, ele terá 2 sucessos restantes de seu ultimo treino que irão contar em seu novo treino. Caso ele decida interromper o treino da força e começar um treino Mental, ou de Saúde, esses 2 sucessos extras são perdidos.
OBS.: o valor máximo que um atributo pode ser aumentado de acordo com um Treinamento é até (NN + 3). Assim um personagem de NN 2 poderia treinar até que seus atributos e/ou Habilidades cheguem à 5, mas não pode treinar nenhum para que chegue à 6 pois isso está acima dos limites do corpo do personagem.
Desenvolvimento de TécnicasQuando um personagem decide aprender uma técnica nova ele deve seguir alguns Pré-requisitos básicos e realizar um teste similar aos testes de Treinos. Porém diversas características influenciam neste treino.
Aprendendo Jutsus
Para se aprender um Jutsu é essêncial a presença de alguém que lhe possa ensinar esse Jutsu. Caso essa pessoa não exista, esqueça esse treino pois não há formas de se aprender algo se ninguém vai lhe ensinar. Há "pergaminhos" que ensinam técnicas.
Gastos em Chakra: 1/4 do custo da técnica por teste.
Teste: Variável (Normalmente é
Controle de Chakra + Habilidade Ninja)
Dificuldade: 5 para Rank E e D;
6 para Rank C;
7 para Rank B;
8 para Rank A;
9 para Rank S e S+
Sucessos: Variam com o Rank, de acordo com a Tabela abaixo:
Rank do Jutsu | Sucessos Necessários* |
E | 15 sucessos |
D | 20 sucessos |
C | 25 sucessos |
B | 30 sucessos |
A | 35 sucessos |
S | 40 sucessos |
S+ | 50 sucessos |
Tempo de Treino: 1 hora por teste
Tempo de Resistência: Valor de (Saúde+Mente) em Horas.
Tempo de Descanso: 12 - (Valor de Saúde+Mente) em horas. (Mínimo de 6 horas)
Desgaste Físico com Kage Bushin: 3 por teste feito pelo Kage Bushin.
*
Subtráia seu Nível Ninja do número de sucessos base. Quanto mais experiente um Ninja é, menos ele precisa se empenhar para aprender um nono jutsu.Exemplo: Dados para Malka aprender o
Konoha Senpuu (rank D), sendo que Malka possui nível ninja 3, Saúde 4 e Mente 2.
Teste: Destreza+Taijutsu
Dificuldade: 5
Sucessos Necessários: 20 - (3) =
17 sucessosTempo de Treino: 1 hora por teste
Tempo de Resistência: 6 Horas, o equivalente a 6 testes
Tempo de Descanso: 12 - (4+2) =
6 horas.
Criando Jutsus
Criar um Jutsu é algo muito difícil de se fazer. Leva tempo e pode ser extremamente exaustante. Não necessita de sensei ou de qualquer outra coisa além do próprio ninja e sua inteligência e sabedoria.
Gastos em Chakra: 3/2 do custo da técnica por teste. (ou seja, o valor total + metade)
Teste: Variável (veja com o Narrador)
Dificuldade: 7 para Rank E, D e C;
8 para Rank B e A;
9 para Rank S;
10 Para Rank S+.
Sucessos: Variam com o Rank, de acordo com a Tabela abaixo:
Rank do Jutsu | Sucessos Necessários* |
E | 15 sucessos |
D | 20 sucessos |
C | 25 sucessos |
B | 30 sucessos |
A | 35 sucessos |
S | 40 sucessos |
S+ | 50 sucessos |
Tempo de Treino: 1 Dia por testeDesgaste Físico: o Ninja cansa o corpo quando está desenvolvendo um Jutsu, recebendo assim o custo em Chakra de aprendizado do Jutsu como Dano por dia de Treino (os Kage Bushins também recebem, e no final isso é repassado para o corpo principal podendo mata-lo).
Tempo de Descanso: Noite de Sono (Mínimo de 15 - [Saúde] horas de sono profundo)
*
O valor de Sucessos necessários pode aumentar caso o Jutsu seja um Kinjutsu, Jutsu Elemental, Hijutsu e similares.Exemplo: Myka, quando começou o jogo, iniciou com uma técnica feita por ela. Para desenvolver essa técnica, vamos colocar aqui o que ela precisou fazer. Lembrando que a técnica chama-se Dokkan Bushin no Jutsu (Rank D), que consome 4 de chakra. Ela tem Controle de Chakra 3 e Ninjutsu 3, Saúde 3 .
Teste: Controle de Chakra + Ninjutsu
Dificuldade: 7
Sucessos Necessários: 20 + 3 (Katon) = 23 sucessos
Tempo de Treino: 1 dia por teste.
Desgaste Físico: 7 de dano por dia de treino.
Tempo de Descanso: Noite de Sono com 12 horas de sono profundo.