Atributos
São eles que definirão o básico a respeito de um personagem. Eles possuem um valor limite de 10 podem esse valor ser aumentado por raça, classe, vantagens e etc.. Os jogadores contam com 30 pontos para distribuir ou podem escolher rolar 1d10 para cada atributo permanecendo ainda com 6(seis) pontos para aprimorar os atributos conseguidos nos dados, respeitando o valor limite de 10(dez).
Força (For) Reflete a força física do personagem. Influi no dano que irá causar com armas como espadas, quanto sua capacidade de levantar e mover coisas pesadas.
Vitalidade (Vit) Representa a resistência física e fôlego. Personagens com alto valor de vitalidade são os mais resistentes a ataques físicos, doenças e cansaço.
Agilidade (Agi) Mede a destreza física e coordenação motora, também influi no dano com armas balísticas, como bestas e outras de precisão. A precisão com armas também é determinada pela agilidade.
Raciocínio (Rac) Mede a capacidade de reação e a velocidade do personagem. Pessoas com alto valor sempre tem resposta rápidas sobre quase tudo.
Vontade (Von) É uma indicação de quão bem o personagem se concentra e pode controlar a suas energias internas. Pessoa com um valor alto tende a ser estudiosas por causa de seu poder de concentração.
Espírito (Esp) É sua ligação como forças externas a seu corpo e também sua resistência a essas mesmas forças. Pessoas com alto valores tendem a passar calma e amabilidade.
Habilidades de combate
Esses valores determinam quão bons os personagens são bons em uma situação de combate tanto com armas quanto com magias ou outro poder sobrenatural. Eles são determinados a partir dos modificadores dos atributos, os modificadores são determinados pela multiplicação do valor do atributo menos 1 (um) multiplicado por 5.
Pontos de vida (PV) – Determinam quanto o personagem pode resistir a ataques antes de cair morto ou inconsciente. Somam-se os modificadores da força e da vitalidade.
Mana (MN) – Usar poderes místicos drena a usuário causando uma fadiga, essa fadiga é representada pela mana que é o que separa o personagem da exaustão ou dá inconsciência. Somam-se os modificadores da vontade e do espírito.
Iniciativa (Ini) – É a capacidade de perceber o perigo e agir rapidamente em relação a ele. Somam-se os modificadores de Agilidade e raciocínio.
Defesa (Def) – Reflete seu conhecimento sobre técnicas com armas e magias podendo assim desviar delas ou mesmo evitar a um ferimento grave. Determinado pelo modificador de agilidade.
Destreza (Des) – É sua capacidade de acertar seu oponente mesmo se ele poder ler seus movimentos. Determinado pelo modificador do raciocínio.
Poder (Pod) – É a sua capacidade de causar ferimentos aos se adversários. Determinada pelo modificador de força.
Controle (Con) – Determina o quanto sua mente é bem treinada nos usos de habilidades sobrenaturais. Determinado pelo modificador do raciocínio.
Essência (Ess) - Sua capacidade de inata de controlar as forças a sua volta aumentando assim a eficiências de suas habilidades sobrenaturais. Determinado pelo modificador de espírito.
Resistência (Res) - É seu instinto agindo para que possa desviar de ferimentos que poderiam ser letais. A cada 2 pontos do modificador de vitalidade você adquire um ponto para ser distribuído entre as diferentes formas de dano (falaremos mais sobre isso a frente).